A Raposa
A sabedoria em formato de raposa
No livro "O Pequeno Príncipe", além do próprio protagonista e do piloto, temos contato com diversos outros personagens, entre eles, a Raposa.
A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma_. _Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
Ela aparece na história de forma repentina e misteriosa e estabelece um relacionamento de amizade com o Pequeno Príncipe. E acredita-se que a raposa tenha sido escolhida pelo autor Saint-Exupéry, para representar a sabedoria por ser um animal astuto, esperto e bastante inteligente, para isso a sabedoria é um fator importante para essas características.
Apesar de pedir para ser domada pelo seu amigo, a raposa atua não só como pupila, mas como sua tutora, ensinando-lhe valiosas lições.
A raposa, representa a sabedoria pois ensina valiosas lições ao principezinho, sendo as mais importantes. Em um mundo em que é fácil se enganar pela aparência, só o coração consegue ver corretamente. Ela também mostrou que o tempo que o Pequeno Príncipe passou longe do seu planeta fez com que valorizasse mais a Rosa, pois o amor também é cuidado com o próximo.