O amigo Henri Guillaumet
No dia 29 de maio de 1902 nascia Henri Guillaumet, um dos mais queridos e próximos amigos de Saint-Exupéry, a quem foi dedicado o livro Terra dos Homens, lançado em 1939.
Guillaumet nasceu em Bouy, Marne. Foi pioneiro da aviação francesa nos Andes, no Atlântico Sul e no Atlântico Norte. Ele contribuiu para a abertura de inúmeras novas rotas e é considerado por alguns como o melhor piloto de sua época. "Eu não conheci maior", disse Didier Daurat, dono da Aèropostale.
Guillaumet carregava o correio entre Argentina e Chile. Na sexta-feira, 13 de junho de 1930, ao cruzar os Andes pela 92ª vez, ele capotou o seu Potez 25, após um pouso forçado devido ao mau tempo, na Laguna del Diamante em Mendoza, Argentina. Caminhou 4 dias pela neve, enfrentando uma temperatura de -30º. Embora tentado a desistir, ele persistiu enquanto pensava em sua esposa, Noëlle, até o dia 19 de junho, quando foi resgatado por um menino de 14 anos chamado Juan García. A preocupação do piloto era que, caso morresse e seu corpo não fosse encontrado, sua família não receberia o dinheiro do seu seguro. Essa façanha fez com que ele se destacasse entre as "estrelas" de Aèropostale.
A seu amigo Antoine de Saint-Exupéry, que tinha ido buscá-lo, ele disse: "Ce que j'ai fait, je te le jure, aucune bête ne l'aurait fait" (O que eu fiz, cara, juro, bicho nenhum faria) Saint-Exupéry conta a aventura de Guillaumet em seu livro Terra dos homens, de 1939 (também traduzido para o inglês como Wind, Sand and Stars).
Depois de várias travessias no Atlântico Sul, foi nomeado diretor-geral da Air France.
Em 27 de novembro de 1940, ao voar para a Síria com Jean Chiappe, o novo Alto Comissário francês para o Levante, seu avião de quatro motores Farman F.220 NC.2234 Le Verrier foi abatido por engano por um combatente italiano sobre o Mar Mediterrâneo. Junto com ele, estava também o piloto Marcel Reine, que perdeu a vida, aliás, como os demais tripulantes e passageiros.
Em 1995, o Futuroscope homenageou Guillaumet com um filme 3D IMAX de Jean-Jacques Annaud, Asas da Coragem.
Referências:
http://www.antoinedesaintexupery.com/henri-guillaumet-1902-1940
http://www.argentina-excepcion.com/guide-voyage/aeropostale/accident-guillaumet-andes