La Grande Vallée e seus amigos
"A grandeza de uma profissão é talvez, antes de tudo, unir os homens; só há um luxo verdadeiro, o das relações humanas." Saint- Exupéry, em Terra dos Homens.
Temos a felicidade de estar rodeados de grandes amigos, dentre eles, profissionais muito capacitados, que apoiam direta ou indiretamente o projeto "La Grande Vallée".
O casal Eddy da Costa e Samanta Carvalho é um exemplo disso. Samanta cuida da manutenção dos brinquedos da "Petite Galerie du Jouet" e Eddy (artista plástico de Petrópolis) produz as peças em papel e papel machê, que inclusive já estão em exposição para quem visita "La Grande Vallée": O Pequeno Príncipe, o trem Leopoldina (primeira máquina a cumprir o trajeto Rio-Petrópolis subindo a Serra) e a mais recente aquisição: a fonte de pedras decorada com azulejos ilustrando o Pequeno Príncipe.
Outras peças foram encomendadas, como: A Ecantada, o Museu Imperial e a Quitandinha.
Já o amigo Renato Siqueira é o maquetista que produziu e produz inúmeros dioramas (representação de cenas em maquetes) para a "Petite Galerie du Jouet" e é o responsável pela manutenção das composições Lionel Maria Fumaça, com tender e apito de 1947 (movida a carvão) e as composições da Linha Santa Fé de 1954 (movida a diesel), além de ser o único profissional em Petrópolis a desenvolver atividades de reparo em composições ferroviárias.
Nota: A fonte O Pequeno Príncipe foi restaurada no ano 2000, com apoio da Prefeitura de Petrópolis e da FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), em comemoração ao centenário de Antoine Saint-Exupéry (1900-1944).
Artista: Dany Araújo
Artista: Eddy da Costa
Samanta Carvalho e Eddy da Costa
Da esquerda para a direita: Renato Siqueira, José Augusto e Piter Siqueira