La Petite Galerie do Jouete na La Grande Vallée
Quando as pessoas veem visitar a La Grande Vallée, sempre associam ao famoso livro “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo piloto Antoine de Saint-Exupéry. Uma casa histórica onde os pilotos da Aéropostale visitavam com frequência pelo carinho que tiveram com o clima agradável de Petrópolis. Mas o que pouca gente sabe é que essa casa tem um tesouro escondido, uma galeria de brinquedos colecionáveis do proprietário José Augusto.
Na galeria que leva o nome “La Petite Galerie do Jouete” tem aproximadamente 6 mil itens como automóveis, composições de trens ferroviários, livros, posters, imagens de arquivo, além de uma coleção de vídeos de automobilismo. A galeria é composta por 7 salas, cada uma com um nome em homenagem aos familiares do proprietário, onde cada uma delas há uma temática, como uma sala para carros ingleses, outra para carros de competição, para carros alemães, italianos, franceses e americanos, entre outros. E sendo o ponto mais especial dessa exposição, algumas composições ferroviárias Lionel, que são dispostas em uma maquete retratando um pequeno vilarejo com uma réplica perfeita da Estrada de Ferro Leopoldina, simulando a chegada da Maria Fumaça subindo a serra de Petrópolis.
A exposição se torna ainda mais especial por conter alguns dos carros que marcaram a vida do proprietário da La Grande Vallée, além de homenagear grandes pilotos petropolitanos como Mario Olivetti e Andreas Mattheis. Um espaço super intimista e uma surpresa para os colecionadores e apaixonados pelo automobilismo. A exposição ainda está em produção para ser aberta ao público em breve, porém, para os apaixonados pelo mundo automotivo e que querem voltar a infância, há possibilidade de incluí-la na visitação.
Segue abaixo, algumas das peças, cada uma com sua descrição em cada imagem: